4 visitantes em linha

A roupa branca nunca deve ser misturada com a roupa de cor?

Quando a roupa é nova, é aconselhável que as peças de roupa brancas não sejam misturadas com as de cor. No entanto, se for uma peça de vestuário colorida que já foi lavada várias vezes, ela pode ser misturada com a roupa branca. Ao fazê-lo, tenha em consideração que a lavagem deve ser feita a baixas temperaturas.

As peças de roupa com a etiqueta “não colocar na máquina de secar” não podem mesmo ser colocadas na máquina de secar?

É aconselhável que não o faça, uma vez que muitas peças de roupa são produzidas à base de uma mistura de algodão e elastano e estes materiais não devem ser secos na máquina. Contudo, em caso de emergência, pode fazê-lo a baixas temperaturas desde que retire as peças de roupa antes de a secagem terminar. Vá esticando as peças de roupa à medida que as retira da máquina de secar para que elas mantenham o seu tamanho original. No entanto, não o deve fazer sob qualquer circunstância se as peças de roupa forem de lã, ganga ou caxemira, caso contrário as suas roupas podem encolher até dois tamanhos.

Como engomar peças de roupa com remate em renda?

O ato de passar a ferro uma peça de vestuário com um remate em renda é mais trabalhoso do que passar uma camisa ou outra peça de roupa normal. Para o fazer com sucesso, é preciso seguir os 4 pontos seguintes:

1.Observe a temperatura a que pode passar o tecido e, como tal, verifique as indicações que estão na etiqueta da respetiva peça de roupa. Se for necessário uma temperatura mais elevada, então passe os remates em renda na parte final.

2.Coloque o remate em renda ao longo da tábua de passar e certifique-se que o seu ferro está a baixas temperaturas. Tenha em atenção que o seu ferro de passar deverá produzir vapor a baixas temperaturas, pois esse é o melhor método para engomar uma peça de roupa com um remate em renda.

3.Proteja o seu vestuário no momento de passar a ferro e coloque um pano ou uma toalha fina sobre o remate em renda para proteger os tecidos mais delicados.

4.Passe o tecido menos delicado em último lugar e não se esqueça de verificar todas as recomendações de segurança que estão na etiqueta da respetiva peça de vestuário.

Como passar a ferro um vestido?

Mais difícil do que engomar uma peça de roupa com mistura de materiais ou uma peça de vestuário com remate de renda é passar a ferro um vestido. Saiba como passar a ferro um vestido para estar sempre deslumbrante em qualquer ocasião.

Para passar corretamente um vestido a ferro, é necessário seguir os 4 passos seguintes:

1.Verifique a temperatura do ferro de passar e programe a mais adequada. À semelhança de passar a ferro uma camisa, para engomar um vestido é preciso desapertar todos os laços ou fechos

2.Engome os laços e o colarinho, se o vestido tiver um. Em seguida, coloque as mangas do vestido (se existirem) estendidas na tábua de passar.

3.Faça movimentos curtos com o ferro ao engomar as mangas do vestido para que ele não fique com costuras vincadas. Depois, abra o vestido de modo a passar as partes do vestido que se situam junto às costuras. Evite fazer qualquer vinco na beira do material para não o danificar.

4.Passe a parte da frente do corpo do vestido. Estique-o na tábua de passar e use a ponta do ferro de engomar para passar por entre os botões, caso se trata de um vestido com botões. Depois, passe as costas do vestido.

Como engomar peças de vestuário com mistura de materiais?

Os materiais usados para a confeção das roupas podem ser naturais, como o algodão, a seda ou o couro, ou sintéticos, tais como o acrílico. Assim sendo, à semelhança de passar a ferro uma peça de roupa com um remate em renda, é necessário ter muita atenção ao passar o vestuário que utiliza mistura de materiais. Para o fazer sem vincos, é preciso seguir os 4 passos seguintes:

1.Utilize um ferro com protetor de tecidos sempre que achar conveniente e comece por passar as peças de roupa que exijam temperaturas mais baixas.

2.Verifique sempre as recomendações que estão na etiqueta da peça de vestuário, pois, no caso das peças de roupa com mistura de materiais, podem existir determinadas partes que precisam de ser engomadas a temperaturas mais baixas e outras a temperaturas mais elevadas. Tenha em atenção que não deve passar a ferro este tipo de peças de vestuário à mesma temperatura, caso contrário a roupa acaba sempre por ficar com vincos.

3.Passe as zonas que precisam de ser engomadas a temperaturas mais altas em primeiro lugar e depois desligue-o, deixando a peça de roupa a repousar durante cerca de 30 minutos.

4.Ligue o ferro de passar a uma temperatura mais baixa e engome o resto da peça de roupa que utiliza mistura de materiais.

Ao cumprir estes passos, a sua peça de roupa com mistura de materiais manter-se-á sempre nova e sem vincos.

Como passar uma camisa a ferro?

Passar a roupa a ferro é uma tarefa árdua que a maioria das pessoas gostava de dispensar. Na maioria das vezes, fazem-se mais vincos do que aqueles que deveriam ser retirados. Para que tal não aconteça, saiba como passar uma camisa a ferro e aprenda a passar a sua roupa livre de rugas.

Para passar uma camisa a ferro, é necessário seguir os 6 passos seguintes:

1.Desaperte todos os botões, incluindo os do colarinho e os dos punhos. Verifique qual o material da sua camisa e, como tal, tenha em atenção as instruções que estão na etiqueta. Se a camisa for de algodão, utilize um ferro a altas temperaturas com bastante vapor.

2.Passe o colarinho. Coloque o colarinho da camisa na tábua de passar e comece por passar o seu interior. Em seguida, dobre o colarinho e passe o lado de fora.

3.Ajuste o balancim. O balancim é a parte dos ombros que atravessa a camisa. Coloque-o na extremidade arredondada da tábua de passar, estique a camisa e depois passe-a em direção ao centro. Faça o mesmo do outro lado da camisa e repita o mesmo movimento para que o balancim fique macio e sem rugas.

4.Estique as mangas na tábua de passar. Certifique-se que a costura que está na parte debaixo da manga está simétrica. Passe com movimentos curtos e quando toda a manga estiver passada, faça um vinco bem definido na beira sem costura. Em seguida, coloque os punhos abertos na tábua e passe-os com suavidade.

5.Engome a frente da camisa. Coloque a frente da camisa no final da tábua de passar e use a ponta do ferro de engomar para passar por entre os botões. Repita na outra frente e nas costas da camisa.

6.Pendure a camisa e certifique-se que os ombros ficam alinhados no cabide.