5 visitantes em linha

Como remover as nódoas da roupa?

Para cuidar corretamente da roupa, é fundamental saber remover todo tipo de nódoas. Saiba quais são as principais nódoas que podem afetar a sua roupa e aprenda a proteger o seu vestuário.

Das nódoas mais conhecidas e difíceis de sair, destacam-se as seguintes:

Nódoas de sangue

Para remover uma mancha de sangue, é necessário saturar a respetiva nódoa com sal e depois lavar a frio. A roupa ficará com as suas cores originais e sem qualquer tipo de vestígio de sangue.

Nódoas de vinho tinto

Para remover uma nódoa de vinho tinto, é preciso embeber a peça manchada com vinho branco, cobrir com muito sal e depois colocar a lavar. Esta é, sem dúvida, uma das técnicas mais eficazes na remoção de manchas de vinho tinto da roupa.

Nódoas de tinta

Todas as nódoas de tinta podem ser removidas com detergente da louça. Para o fazer, humedeça a peça de roupa manchada e depois aplique o detergente na parte de trás da região manchada. Em seguida, enxague novamente com água fria e, por último, coloque a peça de roupa a lavar.

Nódoas de suor

As nódoas de suor são difíceis de serem removidas, mas podem ser eliminadas com a ajuda de uma esponja com vinagre branco (uma colher de sopa) destilado em água quente (250 ml). Depois, é necessário lavar normalmente. Se, mesmo assim, a nódoa ou o cheiro permanecer, é preciso mergulhar a respetiva peça de roupa numa solução de borato de sódio (uma colher de sopa) e água quente (500 ml). Depois, lave normalmente e coloque a secar.

Nódoas em geral

Nunca passe a ferro uma peça de roupa manchada, uma vez que isso vai selar a nódoa com o calor. A única exceção é se a peça de vestuário estiver manchada com cera.